Academia Brasileira de Educação Musical close ×
+

bbprofesoores

 

acordeon

Acordeon
O acordeon ou acordeão, também chamado sanfona e gaita de fole, é um instrumento musical de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmónicas de madeira.
O som do acordeon é criado quando o ar que está no fole passa por entre duas palhetas (localizadas no chamado castelo, dentro do fole), que vibram mais grave ou agudo de acordo com a distância entre elas (quando mais distantes, mais grave o som) e seu tamanho (quanto maior, mais grave o som produzido). Quanto mais forte o ar é forçado para as palhetas, mais intenso é o som. O ar é proveniente do fole, que é aberto ou fechado com o auxílio do braço esquerdo.
A maioria dos acordeons tem quatro vozes, que são diferentes oitavas para uma mesma tecla ou botão. Portanto, num acordeão de quatro vozes com o registro ‘master’ pressionado, ao tocar um dó, na verdade são tocados dois Dós na oitava que pressionou, um dó uma oitava acima e um Dó na oitava abaixo, e isso é responsável pelo som único do acordeon. O acordeon é um instrumento muito completo por conseguir reproduzir os solos (linha melodica) junto ao acompanhamento (harmonia). O conhecimento de escalas, campo harmonico e improvisação é fundamental para boa fluencia deste instrumento.

bateria

Bateria
A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

É um instrumento escencial a qualquer formação de bandas onde é a base de toda parte ritmica. A importancia de abordar tecnicas de baqueta, rudmentos, ritmos diversos e condicionamento ao instrumento é de suma importancia para boa desenvoltura do instrumentista.

cavaquinhoCavaquinho

O cavaquinho é um instrumento da família dos cordofones originário do Minho, norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos e de onde foi depois levado para outras paragens como Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Hawaii e Madeira.
Com 12 trastos na forma original o cavaquinho tem uma afinação própria da cidade de Braga que é ré-lá-si-mi. No entanto, as suas quatro cordas de metal, são também afinadas em ré-si-sol-ré. No Brasil este instrumento é usado nas congadas paulistas e forma historicamente o conjunto básico, junto com o bandolim, a flauta e o violão, para execução de choros. Waldir Azevedo é o mais conhecido músico de choro que tocava esse instrumento.
Neste versátil instrumento é altamente nescessario o desenvolvimento ritmico da mão direita, junto a técnicas de improvisação, conhecimento de campo harmonico e escalas nao deixando de lado uma boa leitura.
cantopopular Canto Popular
Na música, um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta as voz primária de uma música, enquanto o cantor dera solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo “vocal” se refere a parte instrumental que um cantor executa.
Em música, as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais.
Os exercícios vocais que um cantor faz chama-se vocalise.
A classificação vocal se da da seguinte forma:
• Tenor
• Soprano
• Baritenor
• Mezzo-soprano
• contralto
• baixo
Impostação de voz, afinação, uso de diafragma, sustenção vocal vão dar ao cantor toda fluencia para uma ótima execução.

clarinete

Clarinete
O clarinete ou clarineta’ é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (também existem modelos de outros materiais), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.
O instrumento tomou muita popularidade por grandes instrumentistas brasileiros que difundiram o choro como uma das principais melodias do instrumentos


contra_baixoContrabaixo
Instrumento de som grave tenho como base de leitura a clave de fá, sendo uma oitava e uma terça a baixo da clave de sol. Tanto vertical com horizontal o contrabaixo tem como função fazer a ligação harmônica e condução rítmica.
Hoje em dia os contrabaixos ou somente baixos podem ter 4, 5 ou até mesmo 6 cordas.
O contrabaixo tem por função o fortalecimento rítmico das melodias e a ligação melódica das harmonias. É altamente necessário além de toda técnica de mão direita o conhecimento de escalas, campo harmônico e improviso.

 

flautadocepqnaFlauta Doce
A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento musical, mais precisamente um aerofone de aresta.
A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o Czakan na Hungria (6 furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média. Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocado é necessário estudos das técnicas. É o mais antigo dos instrumentos da família de tubo interno. Consiste em um tubo, com buracos para sete dedos e um buraco para o dedo polegar que serve como abertura de oitava. (posterior a 1315), um afresco da Igreja de Staro Nagoricvino na Iugoslávia. Existem várias ilustrações de tubos parecidos que podem ou não serem flautas que antecedem este exemplar.

 

flautatransversalFlauta Transversal
A flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento. Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, ela era é de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.

 

guitarraGuitarra
A guitarra elétrica, também chamada apenas de guitarra é um instrumento musical, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas como o violão, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores .
Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante. Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais. A guitarra é um instrumento indispensável a qualquer formação musical por ter várias funções e poder exercer tanto solos quanto harmonias além da difusão de varios timbres.

 

pianoPiano
É um instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdio e ao cravo. O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som.. Os três instrumentos diferem no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo afasta-se da corda imediatamente após tocá-la deixando-a vibrar livremente. Teve a sua primeira referência publicada em 1711, no “Giornale dei Litterati d’Italia” por motivo da sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento sucede-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual.
Os pianos modernos, embora não se diferenciem dos mais antigos no que se refere aos tons, trazem novos formatos estéticos e de materiais que compõem o instrumento podem ser feitos de madeira, chocolate e endívias. Um piano comum tem, geralmente, 88 notas musicais .

saxofone

Saxofone
Saxofone, também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em B♭ (como o sax tenor e o soprano) ou em E♭ (como o sax alto e o barítono). Toda estrutura desse instrumento é projetada para grandes solos e improvisos, tendo grande nescessidade de conhecimentos como escalas maiores, menores, diatonicas e campo harmonico.
tecladoTeclado
O teclado é um instrumento musical eletrônico, temperado, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.
O número de teclas pretas e brancas nos teclados atuais podem variar de acordo com o fabricante. Por padrão, os teclados arranjadores da Yamaha vem com 61 teclas, (36 brancas e 25 pretas). Já os da marca Casio vem com numeração diferente: 59 teclas (34 brancas e 25 pretas). Instrumento encarado como um piano com um processador acoplado, trazendo tecnologia de ritmos e harmonias.
violacaipira
Viola Caipira
Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola nordestina, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira. Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde. As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.
Instrumento indispensável para musica sertaneja trazendo seu timbre particular sempre destacado nas canções.
violaViola de Arco

A viola é um instrumento musical da mesma família do violino (de arco e quatro cordas) e visualmente se assemelha a este (inclusive na maneira de se tocar), entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave, sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo. Além destes três instrumentos, a família dos instrumentos de cordas friccionadas por arco possui o contrabaixo. Assim como outros instrumentos de cordas, as violas também podem ser amplificadas eletronicamente. Muitos a utilizam na música popular, jazz, rock, sua utilização mais comum é na música clássica, principalmente em naipes de cordas de orquestras, ou em formações camerísticas como o quarteto de cordas.

violaoViolão
Por meados do ano de 1800, o violão já era conhecido no mundo todo e tocado por músicos notáveis como Schubert, Paganini e Weber que compuseram belíssimas páginas musicais especialmente para violão.
Atualmente, o violão é um instrumento muito apreciado, depois de ter sofrido um estigma de ser um instrumento de desocupados, torna-se um instrumento querido e apreciado por todos (brasileiros ou não) em qualquer gênero de música. No Brasil o violão torna-se um instrumento musical mais popular entre os brasileiros que através dele compõem onde músicas belíssimas e maravilhosas  apenas utilizando a musicalidade do violão. É o instrumento de pequeno porte mais completo possibilitando solos e acompanhamentos simultâneos.

violino1

Violino
O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família. O violino possui quatro cordas , com afinação da mais aguda à mais grave: Mi, Lá, Ré e Sol. O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado, podem-se produzir timbres mais aveludados. O som geralmente é produzido pela acção de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. Também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (pizzicato), pela fricção da parte de madeira do arco (col legno), ou mesmo por percussão com os dedos ou com a parte de trás do arco.

 

violoncelo

Violoncelo
O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, possui quatro cordas afinadas em quintas. O instrumento pertence à sub-família dos violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas. Essa família se diferencia da familia do violão tanto pela afinação, que ali se dá em quartas em vez de quintas, tanto pela forma diferenciada do instrumento. A característica padrão do instrumento foi estabelecida por Stradivarius, em 1680. A partir dos Concertos Espirituais de Boccherini, o violoncelo passou a ser tratado como solista, e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas.
Uma das primeiras citações sobre o violoncelo foi numa coleção de sonatas italianas anônimas, datada de 1665. Tornou-se popular como instrumento solista nos séculos XVII e XVIII.